Entenda a importância das eleições municipais em 2020

Imagem
Mesmo com a Pandemia de coronavírus e todas as suas conseqüências, teremos em novembro as eleições municipais, que irão eleger prefeitos e vereadores nas cidades do Brasil. Devido à crise sanitária, a votação foi adiada de outubro para novembro: o primeiro turno será no dia 15 e o segundo turno ocorrerá no dia 29.Mesmo com todas as restrições impostas pela crise da doença, é importante ter a eleição neste ano. Basta lembrar que os Estados Unidos da América também mantiveram as eleições para a presidência em 2020.O voto é muito importante em nosso contexto político, ainda que tenhamos que discutir, de maneira urgente, a Democracia Representativa que temos hoje. Da maneira como ela funciona, grande parte da população acaba sendo excluída das decisões políticas e somente participa do processo político nas eleições, a cada dois anos. É necessário compreender, no entanto, que política é algo muito maior que votação. Temos visto nos últimos anos várias novas formas de participação política,…

Internet: segurança virtual é segurança real

                                                 
Internet, Segurança, Castelo

  

                         A consolidação da internet na vida cotidiana

A Internet já faz parte do cotidiano brasileiro e mundial¸ há mais de duas décadas. Atualmente é difícil imaginar como seria a vida sem a existência dessa tecnologia (exagero?). As inúmeras facilidades e oportunidades trazidas proporcionam possibilidades de realizar serviços bancários, fazer compras em lojas de comércio eletrônico, efetivar declarações de Imposto de renda, fazer visitas virtuais em museus de todo o mundo, acessar sites de notícias, formação em EAD, dentre incontáveis outras situações. Assim, a internet é parte e contribui para a reafirmação de um mercado econômico global.

Entretanto, usufruir de todos esses benefícios, de forma segura, exige a tomada de alguns cuidados e, para que isso aconteça, é necessário que o usuário tenha um conjunto de informações confiáveis sobre segurança na internet e os riscos a que se expõe ao navegar pela rede mundial de computadores. No entanto, um grande número de pessoas, inclusive adultos, ignora completamente os perigos. Alguns dos riscos estão ligados às possibilidades de acesso a conteúdos impróprios ou ofensivos; páginas que incitam o ódio e o racismo; contato com pessoas mal-intencionadas; golpes financeiros; roubo de identidade para cometer crimes como, por exemplo, estelionato; pornografia infantil, dentro muitas terríveis possibilidades. 

                                                Cuidados urgentes

Uma das grandes “lendas” da internet e que contribuem para o aumento e a continuidade dos crimes, é a sensação de anonimato causada pelo mundo virtual. Ao estar na frente de um computador, sem a necessidade de se identificar, a pessoa pode se sentir segura para expressar e praticar grandes maldades. No entanto, ao se conectar, o próprio computador informa a identificação do local onde foi realizada a conexão. Outra situação bastante perigosa que cresce de importância nos últimos tempos é o tráfico de dados. Ao acessar a internet, cadastrar-se em uma rede social, o usuário passa a fornecer dados que as empresas podem utilizar de formas não muito transparentes. A empresa passa a ter seu nome completo, telefone, localização geográfica, preferências. Existe hoje um comércio ilegal de dados que movimenta muito dinheiro e eles podem ser usados em muitas situações.

Assim, discutir a segurança da navegação na internet nos ambientes virtuais e, principalmente na escola de educação básica, é de fundamental importância na atualidade. Afinal, as crianças e adolescentes que hoje cursam esse nível de ensino são os chamados “nativos digitais” isto é, aqueles que nasceram e crescem com as tecnologias digitais presentes em suas vivências. Assim, para esses jovens, navegar pelo mundo virtual é algo natural, fazendo parte das atividades triviais.
                                             O que fazer?

Como então lidar com essa situação que traz mudanças tão significativas? Podemos pensar que o primeiro passo é “aceitar” a sua existência e o seu poder de mudança. Não será produtivo demonizar e lutar contra essa realidade tecnológica. Aceitar a situação deve começar pela tentativa de entendimento do funcionamento de sua dinâmica social. Não se pode acreditar que o que ocorre a partir da internet é apenas virtual, que não exista no “mundo real”. Além disso, é necessário constatar os benefícios trazidos pela tecnologia, como a possibilidade de muitas e diferentes formas de aprendizado. O acesso quase ilimitado ao conhecimento. É a Educação 3.0.

Desta forma, é fundamental conhecer mais sobre a tecnologia e como ela afeta nossa vida cotidiana para podermos fazer um melhor uso dela. Discutir e explicitar essas situações para e com as crianças e adolescentes é também primordial, pois eles estão nas faixas etárias de construção e de consolidação da responsabilidade, tão necessária para se viver em sociedade. Essa responsabilidade também deve existir para que eles não se acostumem a se esconder no anonimato da rede. É necessário que eles tenham a consciência de que o ambiente não é’”virtual”, ele existe de fato e qualquer ação nele traz consequências como as que ocorrem no mundo “real”! Exemplo claro: ao realizar uma compra qualquer em um ambiente virtual, ele será enviado para o seu endereço e você realizará o pagamento dele. Quer algo mais real que isso?

Desta forma, é necessário que na internet o usuário tenha os mesmos cuidados exigidos na vida física: a prevenção para os perigos deve ser uma rotina. É necessário possuir informações para realizar compras, não fornecer voluntariamente dados que podem trazer prejuízos e confirmar a veracidade de uma informação recebida, antes de repassá-la, para evitar as temíveis fake news (já discutidas nesse blog: Fake News: o que são, como identificá-las e como não disseminá-las! , que tantos problemas têm trazido para as vidas pessoais e para a sociedade como um todo.



Vander de Andrade
Professor de História/Historiador
Graduado em História e Especialista em Tecnologias Digitais e Educação 3.0


http://www.históriadofuturo.com
profdeandrade@gmail.com
https://www.facebook.com/vander.deandradefariasfilho
https://www.instagram.com/vanderdeandrade






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Pandemias mudando radicalmente a história da humanidade

Qual tecnologia é mais importante: a internet ou o domínio do fogo? Uma pergunta para pensar

A perigosa aceleração da EAD no Ensino Fundamental