Postagens

Mostrando postagens de Julho 14, 2019

Limites e possibilidades da produção acadêmica em Educação chegar à sala de aula

Imagem
Debater sobre limites e possibilidades da produção acadêmica em educação tem se tornado, a cada dia, missão das mais difíceis (e tudo indica que se tornará ainda mais), não somente no âmbito profissional, mas, também, nos ambientes de convívio sociais e familiares, devido ao contexto político atual, de flagrante ataque aos aparelhos de ensino, pesquisa, ciência e, enfim, de produção do conhecimento em nosso país.
Ao longo da história humana os homens, desde a Pré História, produziram e transmitiram conhecimentos práticos sobre o cotidiano, que diziam respeito à manutenção e à reprodução da vida. Assim, aprender era necessidade para continuar sobrevivendo. Ou seja, estava implícita a necessidade de produzir e repassar o conhecimento para garantir a sobrevivência da espécie. Milênios depois a ciência começa a ser constituída como novo campo do conhecimento. Estudos e pesquisas são expandidos, novos conhecimentos são produzidos e é iniciado o processo de estudar e analisar a própria produ…

As tecnologias digitais e a transformação do cotidiano

Imagem
Uma breve e mesmo superficial análise de nossa realidade cotidiana nos revelará uma profunda presença da Tecnologia. As demandas pelo seu uso são tão constantes, que tornaram-se naturalizadas. Elas fazem parte de ações corriqueiras como o pagamento do pão na padaria, por meio do cartão de débito automático, ou ainda facilitam as compras gerais através do e-comerce. Da mesma forma, o avanço da medicina e da própria ciência, nos último anos, estão ligados aos desenvolvimentos das tecnologias digitais. Estas também têm alterado o processo de Educação em todo o mundo e potencializado as possibilidades de melhoria do processo de ensino- aprendizagem. Podemos afirmar desta forma, que as Tecnologias Digitais e a Cibercultura estão ocasionando profundas transformações em nossa maneira de ser, pensar e agir, criando o processo de ciborguização. Podemos entender como Cibercultura, o “Conjunto de práticas, de atitudes, de significados, de símbolos, de modos de pensamento e de valores produzidos, …

ABERTURA DO BLOG

Olá amigos!

Esse é o texto inicial de abertura do blog!




Uma breve e mesmo superficial análise de nossa realidade cotidiana nos revelará uma profunda presença da Tecnologia. As demandas pelo seu uso são tão constantes, que tornaram-se naturalizadas. Elas fazem parte de ações corriqueiras como o pagamento do pão na padaria, por meio do cartão de débito automático, ou ainda facilitam as compras gerais através do e-commerce. Da mesma forma, o avanço da medicina e da própria ciência, nos último anos, estão ligados aos desenvolvimentos das tecnologias digitais. Estas também têm alterado o processo de Educação em todo o mundo e potencializado as possibilidades de melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Podemos afirmar desta forma, que as Tecnologias Digitais e a Cibercultura estão ocasionando profundas transformações em nossa maneira de ser, pensar e agir. Este blog então, pretende pesquisar,estudar,discutir,divergir,dialogar,construir... ...conhecimento e contextualização sobre a presença…