Postagens

Mostrando postagens de Setembro 1, 2019

Limites e possibilidades da produção acadêmica em Educação chegar à sala de aula

Imagem
Debater sobre limites e possibilidades da produção acadêmica em educação tem se tornado, a cada dia, missão das mais difíceis (e tudo indica que se tornará ainda mais), não somente no âmbito profissional, mas, também, nos ambientes de convívio sociais e familiares, devido ao contexto político atual, de flagrante ataque aos aparelhos de ensino, pesquisa, ciência e, enfim, de produção do conhecimento em nosso país.
Ao longo da história humana os homens, desde a Pré História, produziram e transmitiram conhecimentos práticos sobre o cotidiano, que diziam respeito à manutenção e à reprodução da vida. Assim, aprender era necessidade para continuar sobrevivendo. Ou seja, estava implícita a necessidade de produzir e repassar o conhecimento para garantir a sobrevivência da espécie. Milênios depois a ciência começa a ser constituída como novo campo do conhecimento. Estudos e pesquisas são expandidos, novos conhecimentos são produzidos e é iniciado o processo de estudar e analisar a própria produ…

Ensino Superior: matrículas nas faculdades EAD crescem mais que nos cursos presenciais

Imagem
A tecnologia está a cada dia mais presente em nosso cotidiano, transformando-o de forma significativa, como já vimos neste blog (As tecnologias digitais e a transformação do cotidiano) .  Uma das mudanças mais claras é na forma como se dá o processo de estudo e formação dos novos (e antigos) profissionais para o mercado de trabalho. Seguindo uma tendência mundial, o ensino no Brasil ganha cada vez mais espaço nas plataformas virtuais. Enquanto matrículas em cursos presenciais recuam, a EAD (Educação a Distância) avança e já representa mais de um quarto dos novos universitários e tende a superar o modelo convencional, já nos próximos quatro anos. Esse cenário foi revelado pela pesquisa “Educação Superior em Minas Gerais – Contexto e perspectivas”, encomendada pela ABMES (Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior) e feita pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insights. A pesquisa foi divulgada em Junho de 2019 pelo jornal Estado de Minas. De acordo com o estudo, em …