Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 1, 2019

Limites e possibilidades da produção acadêmica em Educação chegar à sala de aula

Imagem
Debater sobre limites e possibilidades da produção acadêmica em educação tem se tornado, a cada dia, missão das mais difíceis (e tudo indica que se tornará ainda mais), não somente no âmbito profissional, mas, também, nos ambientes de convívio sociais e familiares, devido ao contexto político atual, de flagrante ataque aos aparelhos de ensino, pesquisa, ciência e, enfim, de produção do conhecimento em nosso país.
Ao longo da história humana os homens, desde a Pré História, produziram e transmitiram conhecimentos práticos sobre o cotidiano, que diziam respeito à manutenção e à reprodução da vida. Assim, aprender era necessidade para continuar sobrevivendo. Ou seja, estava implícita a necessidade de produzir e repassar o conhecimento para garantir a sobrevivência da espécie. Milênios depois a ciência começa a ser constituída como novo campo do conhecimento. Estudos e pesquisas são expandidos, novos conhecimentos são produzidos e é iniciado o processo de estudar e analisar a própria produ…

O smartphone: símbolo maior da educação 3.0 e da ciborguização

Imagem
As possibilidades trazidas pela tecnologia




      O avanço e a presença da tecnologia têm alterado de forma profunda nosso cotidiano. As Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDCIs), especificamente, influenciam nas formas de produção e de divulgação do conhecimento, potencializando as possibilidades de comunicação, interatividade, convergência tecnológica e no processo de ensino aprendizagem. É a Educação 3.0.                  A partir dela quebram-se os paradigmas da educação tradicional, pois, o centro do saber não está mais localizado na escola e o detentor do conhecimento não é exclusivamente o professor. Essas situações, inicialmente assustadoras, são potencializadas pela possibilidade de mobilidade de informações que podem ser transmitidas de forma muito rápida e o acesso está disseminado por toda a infinita rede mundial de computadores, a internet. Junto a ela, as TDCIs podem retransmitir, conectar, possibilitar, interligar as pessoas em todas as partes do mundo, i…