Imagens, pensamentos e memes para discutir a tecnologia


Como tem sido apresentado e discutido aqui, as Tecnologias Digitais têm forte presença e influência em nossas realidades. Elas são, de fato, partes constitutivas de nossas existências contemporâneas. As demandas pelas diferentes formas de seus usos e aplicações são tão constantes que se tornaram naturalizadas. Elas fazem parte de ações corriqueiras de nosso cotidiano e demonizá-las pode pode significar uma desatualização ou mesmo uma não solução de um problema.

 No entanto, como estamos nos posicionando frente a essa presença???

 Pois é...




 Estamos viciados nela ou tentando nos afastar dela?

                                                                                                   

Temos aqui imagens, pensamentos, memes e outras ilustrações que nos permitem analisar e discutir essa presença  da tecnologia e como estamos reagindo a ela. 
                                                                             

Concorda ?????????????



As duas imagens abaixo tratam da evolução tecnológica, onde ela chegou e onde ela não chegou...


As imagens abaixo mostram algumas possibilidades "negativas" trazidas pela tecnologia.
A primeira mostra uma situação muito difícil para as pessoas leigas entenderem: os seus dados, informações familiares e pessoais estão sendo coletados, o tempo todo, pelas redes sociais, sites e ferramentas tecnológicas. Esses dados e informações são coletados por meio das pesquisas, leituras e consultas de compras que você faz. As propagandas de produtos que deseja ou desejou comprar e as sugestões de visitas a sites que recebe quando navega não são coincidências, são resultados de dados coletados...
Da mesma forma, as sugestões de trajetos dadas pelo seu smartphone são resultados de pesquisa de trajeto e dados coletados quando o localizador do aparelho está ligado e você repete um mesmo trajeto todos os dias para trabalhar ou estudar, por exemplo...
Algumas smartphones captam dados de vozes e os arquivam, por isso a imagem específica abaixo...

É necessário pensar que as sugestões de navegação em sites e redes sociais podem ser interessantes pois "objetivam" suas pesquisas. Essa situação porém,  pode levá-lo a uma "bolha" na qual você  terá contato somente com aquelas indicações, diminuindo suas possibilidades de contato e novos conhecimentos.



A imagem abaixo ilustra aquela situação em que a base de argumentação da pessoa para algum assunto é apenas aquilo que ela vê no facebook... não leu mais nada, não viu documentários e se considera um expert no assunto... essa situação remete ao que foi escrito sobre a imagem anterior...



Ironia...

As armas realmente representaram a liberdade?...
E o smartphone, realmente representa a liberdade?...




Mais uma imagem que possibilita pensar a questão dos dados e das informações...





As três últimas representam momentos trágicos da  relação homem-tecnologia...


Valores diferentes e realidades diferentes...


Cena infelizmente comum, na atualidade. Muitas pessoas, em momento trágico, optam por filmar antes de ajudar quem está necessitando...acidentes, afogamentos, quedas de prédios,...temos muitos desses flagrantes a cada momento. 
A série Black Mirror (retratada no post anterior Black Mirror: a obra de ficção mais real já feita até hoje- a relação do homem com a tecnologia.) no episódio "Urso Branco", apresenta um exemplo extremo dessa situação.




E então?...





É fundamental e urgente conhece sobre a tecnologia para usá-la de forma adequada...

Seguem abaixo dois links de duas matérias para ler e pensar sobre a relação homem-tecnologia:






Seis coisas bizarras que a tecnologia permitiu fazer na última década


Abraços!!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Pandemias mudando radicalmente a história da humanidade

A evolução da tecnologia: da descoberta do fogo à Inteligência Artificial

Qual tecnologia é mais importante: a internet ou o domínio do fogo? Uma pergunta para pensar