Entenda a importância das eleições municipais em 2020

Imagem
Mesmo com a Pandemia de coronavírus e todas as suas conseqüências, teremos em novembro as eleições municipais, que irão eleger prefeitos e vereadores nas cidades do Brasil. Devido à crise sanitária, a votação foi adiada de outubro para novembro: o primeiro turno será no dia 15 e o segundo turno ocorrerá no dia 29.Mesmo com todas as restrições impostas pela crise da doença, é importante ter a eleição neste ano. Basta lembrar que os Estados Unidos da América também mantiveram as eleições para a presidência em 2020.O voto é muito importante em nosso contexto político, ainda que tenhamos que discutir, de maneira urgente, a Democracia Representativa que temos hoje. Da maneira como ela funciona, grande parte da população acaba sendo excluída das decisões políticas e somente participa do processo político nas eleições, a cada dois anos. É necessário compreender, no entanto, que política é algo muito maior que votação. Temos visto nos últimos anos várias novas formas de participação política,…

Carnaval, Cultura e Conhecimento



O Carnaval é uma das maiores expressões da cultura nacional popular. Pode haver discordâncias com relação a apreciar a festa, mas, negar sua forte presença no imaginário e no cotidiano cultural (e mercadológico) brasileiro, é recusar-se a enxergar parte de nossa realidade enquanto nação. É algo semelhante ao que ocorre com o futebol.


Como parte da cultura carnavalesca, temos os desfiles das escolas de samba em várias cidades brasileiras. Os principais são os das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. São desfiles competitivos em que um determinado número de agremiações disputa o título de campeã do carnaval com avaliações feitas por jurados divididos entre diversos quesitos previamente estipulados pela ligas organizadora do evento. Alguns dos quesitos são: bateria, evolução, comissão de frente, harmonia, dentre outros.

Anualmente cada escola realiza seu desfile a partir de um enredo/tema que é apresentado durante o desfile. Esse enredo pode ser a “biografia” de uma grande personagem ou uma “problematização de um tema histórico ou atual da vida brasileira. Assim, por meio de um enredo de escola de samba, é possível apresentar e/ou discutir um tema ameno ou “espinhoso” de nossa história.

As escolas têm seus componentes divididos em grupos ou alas e cada ala tem a mesma fantasia, dentro do enredo trazido, uma bateria que são os ritmistas que tocam os instrumentos de percussão, uma ala de baianas, figura tradicional do carnaval carioca, ala de crianças, uma comissão de frente, formado por 15 pessoas em média que vêm na frente da escola, em geral com uma apresentação teatral ou coreográfica, as alegorias, que são os carros alegóricos, onde estão os destaques, figuras centrais do enredo, os passistas que são os componentes que desfilam "sambando no pé", já que as alas evoluem e não sambam, algumas apresentam coreografias ensaiadas, e atualmente os componentes dos carros também podem apresentar coreografias, os diretores de harmonia, que são elementos responsáveis pela organização do desfile, o mestre-sala e porta-bandeira, responsáveis pela condução do pavilhão da escola, se apresentam ricamente trajados e bailando, sendo que todos os componentes cantam o samba enredo em uníssono, liderados pelo cantor oficial da escola, o "puxador" ou “intérprete”.


É necessário que o professor, que o profissional da área da educação e do conhecimento tenha olhos e sentidos mais atentos e sensíveis para o carnaval brasileiro. Por meio dele podemos ler, interpretar e entender boa parte de nossa sociedade. Repito que é necessário entender que boa parte da população “vive” o carnaval.



Nos desfiles deste ano de 2020, na cidade São Paulo, a escola de samba ÁGUIA DE OURO conquistou o seu primeiro título no grupo especial, em 43 anos de existência.

O enredo da escola exaltou a evolução do conhecimento humano desde o surgimento do homem até um futuro na esperança nos robôs, ou seja, tema muito caro aos profissionais da área do conhecimento.

Com o título “O Poder do Saber- Se saber é Poder...Quem Sabe Faz a Hora, Não Espera Acontecer”!

Apesar de valorizar o conhecimento, a escola também mostrou que nem tudo que foi criado pelo homem trouxe bons resultados ao planeta. Um dos usos perversos do saber, segundo a agremiação, foi a criação da bomba atômica. Um carro alegórico criticava a destruição da cidade de Hiroshima (e levou integrantes da comunidade japonesa) por uma ogiva nuclear norte americana em 1945.

Em um carro sobre a educação, a escola fez uma homenagem a Paulo Freire. No carro, havia um boneco do mestre com um livro e a seguinte frase, de autoria do educador: "Não se pode falar da educação sem amor". 





Águia de Ouro - Samba-Enredo 2020- Samba-Enredo
[Enredo: O Poder do Saber! Se Saber É Poder, Quem Sabe Faz a Hora, Não Espera Acontecer]


O meu maior orgulho é amar você
Meu pavilhão azul e branco
Vem da Pompéia esse ecoar
Te amo


Águia, razão do meu viver
Berço que Deus abençoou
Nada se comparar a esse amor

Meu coração é comunidade
Faz o sonho acontecer
Pompéia guerreira, chegou sua hora
Seu manto reluz o poder do saber

Águia, em suas asas vou voar
E no caminho da sabedoria
Páginas da história desvendar
Sou eu no elo perdido, um desbravador

O tempo é o meu senhor
Na busca da evolução
Criar e superar, limites da imaginação
A mente dominar
Jamais deixar de acreditar

Brincar de Deus, recriar a vida
Desafiar, surpreender
Na explosão a dor, uma lição ficou
Sou aprendiz do Criador

Em cada traço que rabisco no papel
Vou desenhando o meu destino
No horizonte vejo um novo alvorecer
Ao mestre meu respeito e carinho
É nova era, o futuro começou
É tempo de paz, resgatar o valor



Algumas imagens do desfile:











 Vander de Andrade

Professor de História/Historiador

Graduado em História e Especialista em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

http://www.históriadofuturo.com
profdeandrade@gmail.com
https://www.facebook.com/vander.deandradefariasfilho
https://www.instagram.com/vanderdeandrade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Pandemias mudando radicalmente a história da humanidade

Qual tecnologia é mais importante: a internet ou o domínio do fogo? Uma pergunta para pensar

A perigosa aceleração da EAD no Ensino Fundamental