Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 16, 2020

Limites e possibilidades da produção acadêmica em Educação chegar à sala de aula

Imagem
Debater sobre limites e possibilidades da produção acadêmica em educação tem se tornado, a cada dia, missão das mais difíceis (e tudo indica que se tornará ainda mais), não somente no âmbito profissional, mas, também, nos ambientes de convívio sociais e familiares, devido ao contexto político atual, de flagrante ataque aos aparelhos de ensino, pesquisa, ciência e, enfim, de produção do conhecimento em nosso país.
Ao longo da história humana os homens, desde a Pré História, produziram e transmitiram conhecimentos práticos sobre o cotidiano, que diziam respeito à manutenção e à reprodução da vida. Assim, aprender era necessidade para continuar sobrevivendo. Ou seja, estava implícita a necessidade de produzir e repassar o conhecimento para garantir a sobrevivência da espécie. Milênios depois a ciência começa a ser constituída como novo campo do conhecimento. Estudos e pesquisas são expandidos, novos conhecimentos são produzidos e é iniciado o processo de estudar e analisar a própria produ…

Defender a ciência e o conhecimento é defender o seu emprego

Imagem
O desejo e mesmo a necessidade de escrever sobre esse tema surgiu com o início do ano letivo e com a convicção de que nós, profissionais dos campos do conhecimento e da educação, devemos nos engajar e nos envolver, cada dia mais,para defendê-los, pois, objetivamente, devemos concluir que essa é uma luta pela sanidade mental e pela sobrevivência profissional. Na segunda feira, dia 10 de fevereiro, porém, ao ter acesso à entrevista do médico sanitarista Dráuzio Varela ao programa “Roda Viva” da Rede Cultura (segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=lupK2fBHDIg), senti-me confortado e, ao mesmo tempo, mais animado para escrever e para continuar lutando pelo direito ao ensino, à pesquisa e ao conhecimento científico e contra todas as formas de censura e manipulação. Historicamente vemos que o mundo passa por períodos de fervorosos ataques à ciência e tentativas de implantação de pensamento único, sem discordâncias. Essa situação geralmente ocorre em governos autoritários, ditaduras e …