Postagens

Mostrando postagens de Março 29, 2020

Limites e possibilidades da produção acadêmica em Educação chegar à sala de aula

Imagem
Debater sobre limites e possibilidades da produção acadêmica em educação tem se tornado, a cada dia, missão das mais difíceis (e tudo indica que se tornará ainda mais), não somente no âmbito profissional, mas, também, nos ambientes de convívio sociais e familiares, devido ao contexto político atual, de flagrante ataque aos aparelhos de ensino, pesquisa, ciência e, enfim, de produção do conhecimento em nosso país.
Ao longo da história humana os homens, desde a Pré História, produziram e transmitiram conhecimentos práticos sobre o cotidiano, que diziam respeito à manutenção e à reprodução da vida. Assim, aprender era necessidade para continuar sobrevivendo. Ou seja, estava implícita a necessidade de produzir e repassar o conhecimento para garantir a sobrevivência da espécie. Milênios depois a ciência começa a ser constituída como novo campo do conhecimento. Estudos e pesquisas são expandidos, novos conhecimentos são produzidos e é iniciado o processo de estudar e analisar a própria produ…

Crises econômicas e seus planos de recuperação: quem resolve o problema, o Liberalismo ou o Estado?

Imagem
A pandemia de coronavírus chegou ao Brasil, ela não é mais apenas uma ameaça. Além da crise humanitária (conforme visto no post anterior:www.históriadofuturo.comAs Pandemias mudando radicalmente a história da humanidade) teremos também, inevitavelmente, uma crise econômica mundial, provavelmente uma recessão. Afinal, quando há um isolamento ou quarentena, as pessoas, em suas casas, diminuem ou cessam o consumo de produtos e serviços, ocasionando grande impacto econômico em sua região, país e em todo o mundo. Ou seja, após os graves problemas na área da saúde, teremos também as consequências econômicas.
Mas, o que é uma recessão econômica? Ela é caracterizada por dois trimestres consecutivos de diminuição do PIB de um país. O PIB representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado. Ou seja, a recessão diz respeito a um efetivo encolhimento da economia.   Em…