Postagens

Mostrando postagens de Abril 12, 2020

Limites e possibilidades da produção acadêmica em Educação chegar à sala de aula

Imagem
Debater sobre limites e possibilidades da produção acadêmica em educação tem se tornado, a cada dia, missão das mais difíceis (e tudo indica que se tornará ainda mais), não somente no âmbito profissional, mas, também, nos ambientes de convívio sociais e familiares, devido ao contexto político atual, de flagrante ataque aos aparelhos de ensino, pesquisa, ciência e, enfim, de produção do conhecimento em nosso país.
Ao longo da história humana os homens, desde a Pré História, produziram e transmitiram conhecimentos práticos sobre o cotidiano, que diziam respeito à manutenção e à reprodução da vida. Assim, aprender era necessidade para continuar sobrevivendo. Ou seja, estava implícita a necessidade de produzir e repassar o conhecimento para garantir a sobrevivência da espécie. Milênios depois a ciência começa a ser constituída como novo campo do conhecimento. Estudos e pesquisas são expandidos, novos conhecimentos são produzidos e é iniciado o processo de estudar e analisar a própria produ…

Uma história de Pandemia de ignorância

Imagem
A chave misteriosa das desgraças que nos afligem é esta; e somente esta: a Ignorância! Ela é a mãe da servilidade e da miséria. 

Rui Barbosa

A ignorância acompanha a história da humanidade desde o surgimento desta. Ela é fonte dos maiores conflitos entre os seres humanos e destes, com o seu meio ambiente. Pode ser considerada a “pior doença” que habita o planeta e causadora de guerras, atentados, terrorismo, fome, miséria, doenças, crimes e da perda de um grande número de brilhantes cérebros que criaram e lutaram pelo progresso da humanidade, mas, foram eliminados devido ao não entendimento e à intolerância com aquilo que pregavam. Podemos concluir então, que a ignorância é também causadora de um grande retrocesso na caminhada dos humanos.

Mas, o que seria exatamente a ignorância?

A ignorância se refere à falta de conhecimento. A palavra ignorante é um adjetivo que descreve uma pessoa que de fato não possui a informação, mas, também pode descrever indivíduos que conscientemente ignoram o…