Postagens

Mostrando postagens de Junho 7, 2020

Limites e possibilidades da produção acadêmica em Educação chegar à sala de aula

Imagem
Debater sobre limites e possibilidades da produção acadêmica em educação tem se tornado, a cada dia, missão das mais difíceis (e tudo indica que se tornará ainda mais), não somente no âmbito profissional, mas, também, nos ambientes de convívio sociais e familiares, devido ao contexto político atual, de flagrante ataque aos aparelhos de ensino, pesquisa, ciência e, enfim, de produção do conhecimento em nosso país.
Ao longo da história humana os homens, desde a Pré História, produziram e transmitiram conhecimentos práticos sobre o cotidiano, que diziam respeito à manutenção e à reprodução da vida. Assim, aprender era necessidade para continuar sobrevivendo. Ou seja, estava implícita a necessidade de produzir e repassar o conhecimento para garantir a sobrevivência da espécie. Milênios depois a ciência começa a ser constituída como novo campo do conhecimento. Estudos e pesquisas são expandidos, novos conhecimentos são produzidos e é iniciado o processo de estudar e analisar a própria produ…

Ensino Remoto com tecnologias altas ou baixas, com baixo custo ou gratuitas

Imagem
A impossibilidade de aulas presenciais e a imposição do Ensino Remoto, devido à Pandemia de covid-19, estão fazendo com que escolas e professores tenham que produzir e/ou utilizar ferramentas e conteúdos digitais para atenderem aos alunos e, principalmente, ao pais. Desta forma, como prometido no post anterior (Dicas de sobrevivência profissional para o professor durante e após o Ensino Remoto), apresento aqui algumas sugestões de aplicações de tecnologias que podem ser usadas durante e após a Pandemia.

Está claro que a suspensão das aulas é uma situação inédita para todos e, assim, novas alternativas estão sendo tentadas para solucionar ou amenizar as conseqüências da falta de aulas presenciais. Sabemos, no entanto, que a grande maioria das escolas e dos professores não estavam preparados para uma mudança tão brusca e tão radical no modelo de ensino aprendizagem.
Pesquisa do Instituto Península aponta que 88% dos professores nunca tinham dado aula a distância de forma remota e 83,4%…