Postagens

Mostrando postagens de Junho 21, 2020

Limites e possibilidades da produção acadêmica em Educação chegar à sala de aula

Imagem
Debater sobre limites e possibilidades da produção acadêmica em educação tem se tornado, a cada dia, missão das mais difíceis (e tudo indica que se tornará ainda mais), não somente no âmbito profissional, mas, também, nos ambientes de convívio sociais e familiares, devido ao contexto político atual, de flagrante ataque aos aparelhos de ensino, pesquisa, ciência e, enfim, de produção do conhecimento em nosso país.
Ao longo da história humana os homens, desde a Pré História, produziram e transmitiram conhecimentos práticos sobre o cotidiano, que diziam respeito à manutenção e à reprodução da vida. Assim, aprender era necessidade para continuar sobrevivendo. Ou seja, estava implícita a necessidade de produzir e repassar o conhecimento para garantir a sobrevivência da espécie. Milênios depois a ciência começa a ser constituída como novo campo do conhecimento. Estudos e pesquisas são expandidos, novos conhecimentos são produzidos e é iniciado o processo de estudar e analisar a própria produ…

Do telefone fixo no século XIX ao smartphone no século XXI: tecnologia, evolução e aprendizagem

Imagem
No atual cenário de impossibilidade das aulas presenciais e, ainda sem perspectiva segura de reabertura das escolas, o Ensino Remoto continua como a melhor opção existente para a Educação Básica.
Além disso, temos claro que o avanço e a presença da tecnologia têm alterado de forma profunda nosso cotidiano. As Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDCIs), especificamente, influenciam nas formas de produção e de divulgação do conhecimento, potencializando as possibilidades de comunicação, interatividade, convergência tecnológica e no processo de ensino aprendizagem.

Podemos afirmar, desta forma, que as Tecnologias Digitais e a Cibercultura estão ocasionando profundas transformações em nossa maneira de ser, pensar e agir, criando o processo de ciborguização.

Podemos entender como Cibercultura, o “Conjunto de práticas, de atitudes, de significados, de símbolos, de modos de pensamento e de valores produzidos, experimentados e compartilhados no ciberespaço” (SALES, 2018 pág…