Postagens

Mostrando postagens de Julho 19, 2020

Limites e possibilidades da produção acadêmica em Educação chegar à sala de aula

Imagem
Debater sobre limites e possibilidades da produção acadêmica em educação tem se tornado, a cada dia, missão das mais difíceis (e tudo indica que se tornará ainda mais), não somente no âmbito profissional, mas, também, nos ambientes de convívio sociais e familiares, devido ao contexto político atual, de flagrante ataque aos aparelhos de ensino, pesquisa, ciência e, enfim, de produção do conhecimento em nosso país.
Ao longo da história humana os homens, desde a Pré História, produziram e transmitiram conhecimentos práticos sobre o cotidiano, que diziam respeito à manutenção e à reprodução da vida. Assim, aprender era necessidade para continuar sobrevivendo. Ou seja, estava implícita a necessidade de produzir e repassar o conhecimento para garantir a sobrevivência da espécie. Milênios depois a ciência começa a ser constituída como novo campo do conhecimento. Estudos e pesquisas são expandidos, novos conhecimentos são produzidos e é iniciado o processo de estudar e analisar a própria produ…

Inteligência Artificial: do filme de ficção científica ao fim do seu emprego

Imagem
Você acorda pela manhã e se prepara para mais um dia de trabalho. Antes de sair de casa dá aquela verificada “básica” no smartphone, procurando por possíveis mensagens no whatsapp, uma imagem bonita no Instagram ou algum tema de seu interesse no Facebook. 
De olho na tela, pode se deparar também com dicas e orientações sobre o trajeto mais rápido para chegar ao seu local de trabalho. Por meio do seu carro próprio ou de transporte público, com horários dos ônibus que trafegam próximos a sua residência. Nas primeiras vezes que isso ocorre você pode ter uma desconfiança de como aquilo “apareceu” no seu celular... Afinal, não solicitou nenhuma informação.
Nesse mesmo dia você liga para sua agência bancária, pois necessita resolver um problema relacionado à sua conta. Quem atende do outro lado não é uma pessoa. Porém, é uma voz feminina. Aquela voz não é humana, mas, fala, interage com você e tem informações a seu respeito, busca resolver a sua demanda. 
Ao navegar pela internet, você com…