Postagens

Mostrando postagens de Setembro 6, 2020

Limites e possibilidades da produção acadêmica em Educação chegar à sala de aula

Imagem
Debater sobre limites e possibilidades da produção acadêmica em educação tem se tornado, a cada dia, missão das mais difíceis (e tudo indica que se tornará ainda mais), não somente no âmbito profissional, mas, também, nos ambientes de convívio sociais e familiares, devido ao contexto político atual, de flagrante ataque aos aparelhos de ensino, pesquisa, ciência e, enfim, de produção do conhecimento em nosso país.
Ao longo da história humana os homens, desde a Pré História, produziram e transmitiram conhecimentos práticos sobre o cotidiano, que diziam respeito à manutenção e à reprodução da vida. Assim, aprender era necessidade para continuar sobrevivendo. Ou seja, estava implícita a necessidade de produzir e repassar o conhecimento para garantir a sobrevivência da espécie. Milênios depois a ciência começa a ser constituída como novo campo do conhecimento. Estudos e pesquisas são expandidos, novos conhecimentos são produzidos e é iniciado o processo de estudar e analisar a própria produ…

Como pesquisas acadêmicas podem nos ajudar a ensinar melhor?

Imagem
Como pesquisas acadêmicas podem nos ajudar a ensinar melhor?


Autora: Dr Flávia S Belham

PhD em Neurociências pela University College London, Professora de Ciências e Cientista Chefe da Seneca Learning - a plataforma online gratuita com mais de 4 milhões de usuários.


Este post é fruto da parceria entre o blog e a Plataforma Seneca Learning

Muitos pesquisadores do ramo da neurociências estudam os processos de aprendizagem e publicam seus resultados em artigos científicos. Entretanto, muitos desses artigos não chegam até as escolas, os professores e, muito menos, os alunos. Isso é uma pena porque tal conhecimento científico pode nos ajudar muito!  Pense no seguinte: para um engenheiro aprimorar um carro, ele precisa entender como os motores funcionam, certo? Então, para que um professor melhore a aprendizagem dos seus alunos, ele precisa usar técnicas baseadas em como o cérebro funciona. Por isso, selecionei algumas pesquisas para apresentar para vocês. Todas já foram validadas e publicadas d…